quarta-feira, 13 de março de 2013

Opinião do leitor - ref. Processo Seletivo Gera Polêmica Entre Prefeitura e Servidores de Potim

Enviado por Leitor referente a matéria : "Processo Seletivo Gera Polêmica Entre Prefeitura e Servidores de Potim" : leia matéria aqui
 
Texto reproduzido na íntegra:

Para resolver a questão da qualificação das profissionais foi determinado pelo Plano Nacional de Educação de 2001, no que diz respeito aos objetivos e metas para a educação infantil o seguinte:
“5. Estabelecer um Programa Nacional de Formação dos Profissionais de educação infantil, com a colaboração da União, Estados e Municípios, inclusive das universidades e institutos superiores de educação e organizações não governamentais, que realize as seguintes metas:
6. A partir da vigência deste plano, somente admitir novos profissionais na educação infantil que possuam a titulação mínima em nível médio, modalidade normal, dando-se preferência à admissão de profissionais graduados em curso específico de nível superior.”
Visto que a correta qualificação é exigência para atuar na educação infantil, os municípios que possuem auxiliares de creche não qualificados podem contar com o apoio do governo federal através Proinfantil (Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil), no qual seu público alvo são os professores leigos da educação infantil, até hoje chamados de babá, pajem, auxiliar de creche, monitor, entre outros.
Consta na Política Nacional de Educação de 2006:
-Admitir somente novos profissionais na Educação Infantil que possuam a titulação mínima em nível médio, modalidade normal;
-Extinguir, progressivamente, os cargos de monitor, atendente, auxiliar, entre outros, mesmo ocupados por profissionais concursados em outras secretarias ou secretarias de educação que exerçam funções docentes.
Foi encaminhado dia 01.03.2013 formalmente ao Sr. Secretário de Educação:
Uma Sugestão de Projeto de Lei que, Extingue os cargos de Monitores e Auxiliares de Creche com embasamento Legal.
Os servidores que possuírem a formação mínima necessária, Magistério ou Pedagogia, serão aproveitados no cargo de Professor de Educação Infantil, quem não tiver a formação, haverá um prazo de cinco anos para se qualificar.
Vários Municípios, já fizeram e o Problema foi resolvido.

Att.

Gessé
(Recebido via comentário na matéria publicada no blog - Processo Seletivo Gera Polêmica Entre Prefeitura e Servidores de Potim )


Nenhum comentário:

Postar um comentário